POR CRIANÇAS MELHORES
Cecília Aranalde Lamas, pelotense radicada em Canela, é uma advogada pós-graduada preocupada muito além do que com o bom desempenho na sua atividade como servidora pública. Conseguiu dividir a vida acadêmica, profissional e familiar com anos de aprendizado na espiritualidade, estudando e graduando-se em Constelações Familiares (pelo Instituto Pan Nys e pela Hellinger Schulle) e como Mestre nos Reikis Usui e Xamânico. Sua expertise também na meditação budista Shamata e na Cosmic Power a habilitaram a conduzir as pessoas na prática da meditação.
Feitas as apresentações, vamos à Cecília generosa que, desde a pandemia, observando o dia a dia “isolado” de uma filha e outras crianças, resolveu empregar seu conhecimento na criação de vivências integrativas para os pequenos, fazendo-os potencializar suas aptidões através da meditação, mesmo que por poucos minutos – a passiva, tradicional, ou a ativa com movimentos corporais.
Transportando as vivências para o papel, Cissa se descobriu escritora e surgiu o livro (duplo) Se eu fosse uma árvore / Eu, a árvore-abraço (foto à direita), sucesso autografado em feiras do livro e com conteúdo ilustrativo premiado. Páginas sobre preservação da natureza e a ludicidade da grande planta que gosta de ser abraçada.


Ensinar com a natureza e compartilhar nos livros, algumas das paixões de Cecília Lamas
Sob o guarda-chuva do seu Movimento Florescer, criado quando Cecília Lamas resolveu focar nas vivências para o público infantil, veio o trabalho cooperativo com outros profissionais e artistas, buscando compartilhar tantas experiências enriquecedoras diretamente com crianças e educadores, falando, por exemplo sobre as diversas possibilidades que os livros infantis oferecem de ampliar conhecimentos. Desde então, foram inúmeras oportunidades para ela fazer contações de histórias, entrar em escolas para ministrar oficinas e reunir crianças para atividades ao ar livre.
Em 2024 Cecília lançou um jogo em formato de baralho, intitulado A Magia das Cores, um jogo de colaboração em que não há ganhadores ou perdedores. O objetivo é exercitar a criatividade, a imaginação, a autoexpressão, a escuta ativa e as interações em grupo. Simples e genial, com propósito. Como tudo o que nossa entrevistada cria, dando sinais de que ainda fará muito para ajudar o desenvolvimento do livre pensar das crianças. Veja muito mais sobre o trabalho dela no Instagram:
@florescer.movimento.
POR ADULTOS MAIS FELIZES
Citamos aqui, tempos atrás, que há lugar no mundo em que a felicidade é um indicador oficial de desenvolvimento. Falei do Butão, reino no Himalaia asiático, cujo rei em 1972 instituiu o Índice de Felicidade Bruta como alternativa ao tradicional PIB. Foi dado, então, ao aumento do sentimento de bem-estar, a mesma importância do crescimento econômico.
Já em universidades norte-americanas, tendência irradiada para outras pelo mundo, a felicidade se tornou uma cátedra e com muita procura. No mais, a busca dos momentos de plenitude é mote para legiões de escritores e escritoras, dentre as quais uma, em Canela, escreve com muita sensibilidade e conhecimento.
Cida Wolff Cardoso Weber, também palestrante e professora formada em Letras, pós-graduada e especialista em Psicologia Positiva e Neurociência, lançou na quinta-feira (15) seu oitavo livro, Os Tijolos da Felicidade. Esta apaixonada pelo comportamento humano e pelos mistérios da mente, sob a analogia do título enfatiza – vai aqui um spoiler – que a felicidade é uma construção diária, que se ergue peça por peça, sujeita a quebras e infiltrações sempre a exigir reparos.

Foto: Carol Augsten
Fato cientificamente provado, os bons comportamentos e hábitos, que são os tijolos, ao serem colocados na obra da nossa vida provocam reações químicas no cérebro ativando hormônios como a endorfina e a serotonina, que nos trazem sensação de prazer e satisfação.

Continue esse aprendizado lendo a obra. Além da Amazon, Os Tijolos da Felicidade (Editora Lux) está disponível no site escritoracidawolff.com. Ali tem as formas de adquirir o impresso ou e-book. A Universidade 9 de Julho (SP), já comprou 200 exemplares para uso na disciplina Felicidade.